INFORMÁTICA EDUCATIVA
Introdução
Ao longo dos anos a tecnologia vem ganhando um enorme espaço em todo os setores da sociedade, inclusive no ambiente escolar.O uso do computador desde a invenção de Charles Babbage só veio aprimorar a inteligência do ser humano, na busca de gradativamente estar inovando seus conhecimentos e desenvolvendo sua capacidade criativa.
A difusão da tecnologia vem favorecendo grandes conhecimentos aos indivíduos que dela usufruem, facilitando alguns acessos e promovendo a autonomia no ser humano dentro da sociedade a qual faz parte, uma vez que no convívio social as pessoas inevitavelmente acabam deparando-se com a utilização de um meio tecnológico.Tal fato se dá desde uma simples compra em uma loja à um pequeno saque bancário.Quase todos os espaços da vida cotidiana estão rodeados de tecnologia.
Com a educação formal, o uso da tecnologia ,vem dar um suporte maior no desenvolvimento de aprendizagens viabilizando aos envolvidos uma troca de experiências, além de uma integração social,pois com os avanços tecnológicos o mercado torna-se cada vez mais competitivo, o que evidencia a necessidade de ter pessoas qualificadas para atuar no mercado.
Todavia, espera-se que a formação dos indivíduos por meio da instituição escolar possibilite uma formação mais ampla, de forma a garantir a jovens e adultos oportunidades de atuarem no mercado de trabalho, uma vez que este encontra-se bastante competitivo .
O presente trabalho encontra-se embasada em várias pesquisas em torno do uso da tecnologia, especificamente voltada para a área da educação.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA
O ser humano possui uma extraordinária capacidade de aprender. A escola é o principal meio onde essa capacidade pode ser desenvolvida, pois um de seus papéis fundamentais é proporcionar condições para que o aluno se desenvolva com estimulação gozando de um ambiente bastante favorável.
Além do ambiente estimulador, é de suma importância a figura do professor,uma vez que este é o mediador no processo da aprendizagem do aluno.O professor deve viabilizar meios que favoreçam o desenvolvimento da autonomia, segurança e curiosidade do aluno.
A utilização de tecnologias na educação é um elemento ótimo, o qual possibilita novas aprendizagens, proporcionando maiores conhecimentos tanto para o aluno quanto ao próprio professor, refletindo em momentos de aprendizados significativos.
Cabe ressaltar porém que, para se trabalhar com o uso das tecnologias, a escola precisa ter profissionais qualificados nessa área, caso contrário o trabalho sairá prejudicado e com má qualidade, e os alunos sem aprendizagem.A escola precisa desenvolver capacitações aos professores afim de que estes possam trabalhar de maneira significativa com os recursos tecnológicos disponíveis pela escola.
ESTRATÉGIAS METODO LÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSIN OAP RENDIZAGEM
Informática na escola – papel e procedimento da gestão
Na instituição escolar é de suma importãncia a atuação de um gestor compromissado com o trabalho, possuindo também uma boa relação com a comunidade
escolar,o que possibilitará seu desempenho afim de viabilizar uma melhor performance da instituição a partir de suas articulações em busca de uma melhoria no processo ensino- aprendizagem.
Tal gestor necessita ter um olhar focado ás necessidades do grupo, para que assim possa gerir condições positivas dentro do ãmbito escolar.
O gestor que possui uma boa liderança e articula com objetividade, consegue suprir muitas deficiências da realidade escolar, uma vez que tem um exato conhecimento desse meio. Mesmo enfrentando dificuldades, o gestor que acredita no grupo e no seu trabalho,deve incorporar soluções inovadoras,como por exemplo a implantação de tecnologias na escola,o que irá exigir do mesmo o recrutamento de pessoas qualificadas tanto técnico quanto pedagogicamente,dando possibilidade de acesso á todos os envolvidos na comunidade escolar.
Portanto agir com inovação exige responsabilidade e persistência, pois gerir novas alternativas é lançar mão de muita criatividade e competência para ultrapassar as dificuldades sem esquecer de levar em consideração a realidade e condições da escola garantindo o bom rendimento do grupo
Informática na sala de aula – uso pessoal e didático pelo professor
Em virtude do grande avanço tecnológico em todos os setores sociais, a escola jamais poderia deixar de fazer parte dessa realidade. A tecnologia tem facilitado bastante o processo de ensino-aprendizagem, dando uma nova cara para a qualidade na educação.
No entanto sabe-se que ainda há certos tipos de resistência por parte de alguns professores, por não vêem o lado positivo do uso de tecnologias, pois para se trabalhar com a inovação é imprescindível acreditar no trabalho para também poder passar segurança e estímulo para o aluno, levando-o a tornar-se um pesquisador
Internet como recurso didático-metodológico
A partir da implantação do uso da internet em todos os campos sociais, surgiram inúmeras possibilidades de aprendizagem e melhoria nos meios de informação.
Nota-se que a utilização do computador a cada dia, acaba levando o individuo usuário a
deparar-se com avanços cada vez mais sofisticados, gerando grandes desafios.
Estar preparado para atuar com as novidades tecnológicas, implica a busca de conhecimento e criatividade para acompanhar e saber gerenciar o uso das tecnologias.
Com a internet, o professor em sala pode otimizar suas aulas, através da troca de experiências por meio das pesquisas dos alunos,dúvidas e também com a interação com outras pessoas. O auxílio da internet vem mudando bastante o nível das aulas e proporcionando mais aprendizagem para o aluno.
Sabe-se que a vontade de mudanças não está em todas as pessoas. Sendo assim, o professor que aposta em sua criatividade e luta por uma educação significativa, acaba por aceitar o desafio investindo no uso da tecnologia e tendo consciência que ela é apenas um recurso e não uma "solução mágica" como disse José Manuel Moran.
O trabalho com a internet na escola deve abranger todas as faixa etárias, desde a pré-escola à universidade. Sendo que cada etapa
deverá ser trabalhada de acordo com suas peculiaridades.
Se tratando de ensino superior, a internet tem revelado a utilização do ensino a distancia, sendo este um grande meio que vem se desenvolvendo muito gerando interações entre os alunos.
Com a utilização da internet, têm-se a possibilidade de acesso a inúmeros sites voltados para a educação, os quais oferecem ótimos conteúdos e recursos didáticos.
Analisando alguns sites percebe-se a rica variedade de informações para o trabalho pedagógico que vão desde a formação do professor até as idéias e dicas para realizar uma boa prática em sala de aula, além de estimular o aluno em seus estudos tendo a informática como um auxílio em no desenvolvimento de sua aprendizagem. O site http://sitededicas.uol.com.br/projetos.htm é um desses recursos que trás diversas alternativas e opções de projetos realizados com o objetivo de desenvolver o trabalho tendo a tecnologia como suporte de aprendizado.
Um site muito interessante também é: http://rafaelnink.com/blog/2008/0 2/29/lista-de-softwares-educacionais/.É um blog educacional que promove interações entre profissionais e estudantes , no que diz respeito à todas as disciplinas. São sugestões,dúvidas e dicas para o trabalho pedagógico diário. Dentre os programas disponibilizados pelo MEC, voltados para formação do professor destaca-se: *Proformação,um programa de formação para professores em exercício,sendo realizado a distãncia, em nível médio com habilitação para o magistério na modalidade normal.É de grande valia para os professores para os professores que que encontram-se lecionando nas quatro séries iniciais.Também é um programa que participa de projetos com trocas de experiência.
*Pró-licenciatura-é um programa que oferta vagas para cursos de licenciatura na modalidade a distancia nas ares de maior carência de professores para a educação básica,por meio de assistência financeira a instituições públicas de ensino superior ,comunitárias e confessionais.Tal programa possibilita que o professor desenvolva sua formação profissional com determinada comodidade e facilidade,caso este não possua recursos suficientes.
Dentre os programas apresentados pelo MEC, também destaca-se alguns que servem de suporte nos trabalhos pedagógicos em atividades com os alunos.São eles:
RIVED-uma rede interativa virtual com o objetivo de produção de conteúdos pedagógicos diigitais . Os conteúdos primar a estimulação do raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes. A meta é melhorar a aprendizagem das disciplinas
de educação básica e a formação cidadã do aluno.Os alunos podem interagir virtualmente aumentando seus conhecimentos através da troca de experiências.
Rádio escola-desenvolve aprimoramento pedagógico .Proporciona treinamento de profissionais,ampliando também aprendizagens sociais,culturais, tecnológicas e ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico.
CONCLUSÃO
Analisando a utilização da tecnologia no âmbito educativo, torna-se notório sua extrema mediação no processo de aprendizagem de todos os envolvidos no trabalho pedagógico. Ter o auxílio dessa rica ferramenta que é o computador, está a cada dia diversificando as metodologias em sala de aula, o que propicia o aprendizado dos alunos e a própria formação do educador.
Com a possibilidade de conhecer os diversos programas disponíveis pela internet nota-se que a informação está ao alcance de todos ,bastando apenas a vontade de buscá –los e desenvolver um trabalho voltado a uma pratica significativa.
Mediada pelas informações adquiridas com certeza a aplicação será feita no exercício da profissão, de maneira a propagar a utilização da tecnologia co mo sendo um riquíssimo recurso didático.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário